quarta-feira, 30 de abril de 2008

Espaço Oi futuro - Museu das telecomunicações

Muito interessante, inicialmente me senti uma criança no parque de diversões eletrônico, mas essa sensação não é constante, uma vez que a inovação está no início do passeio, e não no decorrer do museu. Algo que se torna um pouco prejudicial, porém não deixa a desejar. Uma discussão foi instaurada em relação a esse museu. Será que ele está pouco interativo?Será que ele deve mudar o nome? Espaço oi futuro, ou espaço oi agora? A palavra museu, e futuro nos remetem a coisas diferentes, geralmente um museu está ligado a um passado, e a pouca interatividade. O museu das telecomunicações consegue quebrar esse paradigma. Já a palavra futuro vai um pouco além do que realmente existe no museu. Ele é atual, moderno, mas não futurista o que não é um defeito, pois vale salientar que as desigualdades sociais em nosso país são enormes, e para muitos o museu das telecomunicações é um espaço oi futuro. Futuro nesse caso torna-se uma questão de pontos de vista, e de nível de conhecimento.

Orelhões
Cartões telefônicos

Abstratro não?

Linha do tempo.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

MAP - Museu de Arte da Pampulha

Entrada.
Jardim do MAP.
Museu camuflado, transição gradual entre a natureza e a construção.
Um cantinho que eu achei interessante, gostei do ângulo,(essa parede branca não existe, ela foi colocada por causa da exposição).
Um brilho esse lugar...
Janela em fita...
Um mármore semi-precioso, espelhos e o brilho das colunas revestidas de metal.

Explorando espaços...kkkk

Interagindo com o museu...

Um pouquinho sobre o MAP...
-Foi o primeiro projeto de Niemeyer na região da Pampulha.
-Funcionou como cassino,daí as escadas, rampas e vidros, para quem quer ver e ser visto, até ser fechado devido à proibição do jogo no país.
-Passou a funcionar como museu em 1957, quando era conhecido como "Palácio de Cristal".
-Burle Marx assina os jardins externos, determinados por formas irregulares, contrários ao padrão europeu. Os jardins são decorados por três esculturas (de Ceschiatti, Zamoyski e José Pedrosa).





quarta-feira, 16 de abril de 2008

Praça do Papa

A Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa é uma importante praça localizada no bairro Mangabeiras, na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil. Situa-se próxima à base da Serra do Curral, a mais de 1100m de altitude e possui um clima bem mais frio que o da Praça Sete, no centro da cidade. É um mirante tradicional e tem uma das melhores vistas da cidade. Suas residências são belíssimas e de niveis luxuosos. É famosa por reunir turistas, vendedores ambulantes e moradores da cidade.

Começo da praça com a Serra do Curral ao fundo
Em 1980, quando o papa João Paulo II esteve na capital mineira, do alto do Mangabeiras, pronunciou: "... que belo horizonte!". Desde então o local ficou conhecido como Praça do Papa, tornando-se palco privilegiado para grandes encontros religiosos e shows musicais. Um monumento foi erguido para celebrar a data. Emoldurando a paisagem está a Serra do Curral. No lado da praça estão outras atrações, como o Parque das Mangabeiras e a Rua do Amendoim.

domingo, 6 de abril de 2008

Nox

Diferente, por isso muito interessante, o escritório "Nox" mostra o que é inovação na arquitetura e no design. Dirigido pelo holandês Lars Spuybroek, esse grupo muda a forma de pensar e agir no ambiente.Eles entendem a arquitetura como um ambiente animado e interativo.E para representar tais idéias os recursos avançados de computação gráfica são essenciais. Nos projetos do Nox os pisos, as paredes e os tetos de algumas de suas arquiteturas não são configurados a partir de planos horizontais e verticais, nem são elementos separados, eles são ligados de modo que um é o prolongamento do outro.
Mais informações sobre o nox:
http://www.noxarch.com/
http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp222.asp

Tinhamos que fazer um trabalho, no photoshop, sobre as obras de um determinado arquiteto ou escritório de arquitetura, o que eu escolhi foi o Nox.Depois tínhamos que fazer um panorama com esse trabalho. Não deu muito certo por enquanto, vou solucionar em breve o problema.

Vale a pena dar uma olhada...

Gente eu adorei este blog, interessante, ele mostra objetos dos mais diversos, alguns unicamente decorativos, outros realmente úteis e práticos. Para nos encorajar no objeto psicodélico de 6ª feita estão aí algumas sugestões.
http://hypedesire.blogtv.uol.com.br/